quarta-feira, 30 de março de 2011

PROJETO: POR UMA CULTURA DA PAZ

ESCOLA “NOSSA SENHORA DE LOURDES”  DISCIPLINAS: Sociologia e Filosofia PROFESSORA: Maria Eugenia Marques Rodrigues
Ensino Médio    TURNO: Matutino       2º Bimestre/2009

A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA
Este trabalho surgiu das reflexões desencadeadas a partir do tema da Campanha da Fraternidade/2009, com o tema  Fraternidade e segurança pública e lema “A paz é fruto da justiça”. Ficou evidenciado que a paz não nasce por ela mesma, mas que é fruto da vivência de valores, de comportamentos, de relações fraternas solidárias. Assim, queremos enfatizar a importância da educação, da cultura, da informação e do conhecimento para a construção da paz, o bem mais desejado e necessário para a humanidade atual.
OBJETIVOS:
  • Compreender o que seja segurança pública; violência; justiça e cultura da paz para fortalecer formas concretas de vivências do amor fraterno e solidário;
  • Relacionar o fazer artístico ao filosofar  construindo uma colcha de retalhos.
  • Perceber que juntos somos mais fortes e temos poder construir um mundo melhor.
  • Estimular sentimentos de valorização do fazer humano no plano individual e coletivo.
  • Leitura e pesquisa sobre violência nas escolas (bullying).
  • Desenvolver a percepção visual através da observação crítica da realidade e leitura de imagens das mais variadas formas.
  • Promover a paz através da elaboração de cartazes.
  • Participar de exposições na escola/ e outros espaços
  • Identificar e analisar problemas sociais da escola e/ou comundade
  • Elaborar projetos de intervenção social na escola e/ou comunidade local.
  • Aplicação dos projetos.

1ª Série
ATIVIDADE :  CONSTRUINDO UMA COLCHA DE RETALHOS
 Material utilizado/ Trabalho prático:
Um quadrado de tecido no tamanho 30 x 30 cm. A partir do tema ”POR UMA CULTURA DA PAZ”, use sua criatividade na produção do seu quadrado. Utilize técnicas diversas como fuxico, bordado, pintura, desenho, colagens.  Pode conter texto, palavra ... o importante é registrar a sua idéia, a representação, o que simboliza, o que promove a paz.
2ª Série
ATIVIDADE: TRABALHANDO COM A IMAGEM

A imagem tem uma presença cada vez maior na vida das pessoas. É o tempo em que vivemos, com sua linguagem ligeira, fragmentada, superágil. Vivemos mediados por uma cultura audiovisual, pelas relações comunicacionais e pela sociedade de consumo.
É preciso estar alerta, para não se deixar afogar pelo mar de imagens que entram pela janela ou pela tela. A participação neste projeto é para que possam ousar sem medo, explorar, experimentar e revelar suas habilidades e competências.

Trabalho prático:

  • Formar grupos;
  • Discutir sobre o tema, a imagem e o texto para montar o cartaz/painel;
  • Criar e produzir um cartaz ou um painel contendo texto e imagem com o tema "Por uma Cultura da PAZ".
Material

  • Utilizar técnicas artísticas variadas como: desenho, pintura, colagem, etc.
  • Na base pode ser utilizado papel, madeira, eucatex  e/ou outras.
  • O tamanho deverá ser no mínimo 50 x 70 cm .

3ª Série
ATIVIDADE: MONTAGEM DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL

Como produzir e organizar um projeto

O primeiro passo é escolher os grupos e em seguida definir o que fazer, para quê fazê-lo, os objetivos, os recurso, o cronograma, os responsáveis entre outras.
A apresentação deverá seguir o seguinte esquema:
  1. CAPA: (Nome do projeto, da equipe, da escola, Cidade, Ano)
  2. FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
  3. INTRODUÇÃO (Este item deve oferecer uma compreensão do tema a ser devenvolvido. Deve apresentar as primeiras considerações teóricas sobre o tema expondo as expectativas que tornam importante a realização do projeto de intervenção);
  4. JUSTIFICATIVA (Evidencia de forma clara e fundamentada, o porquê da elaboração do projeto, explicitando sua relevância;
  5. OBJETIVOS (Geral: o que se pretende alcançar a média e longo prazo. Específicos: o que se pretende alcançar a curto prazo);
  6. PROBLEMA (Este item deve ser apresentado através de um questionamento (elaboração de uma pergunta) referente a uma dificuldade encontrada na realidade observada);
  7. PÚBLICO-ALVO
  8. PROCEDIMENTOS (Busca responder as indagações: como será desenvolvido o projeto? Quais caminhos serão úteis neste omento para atingir o objetivo proposto? Descrever o processo de trabalho, as estratégias, atividades desenvolvidas, espaço físico, equipe responsável);
  9. RECURSOS (Pense em tudo que irá precisar e na viabilidade de acesso);
  10. CRONOGRAMA
  11. REFERÊNCIAS

Um comentário:

  1. Olá, Maria Eugenia!

    Gostei muito do seu blog. Bem criativo, divertido e provando o quanto o trabalho do professor empenhado, faz a diferença.
    Parabéns!

    Leomar

    ResponderExcluir